Sabia que o seu pet pode ter uma alimentação natural saudável?

Cães e gatos evoluíram a partir de ancestrais que obtinham os nutrientes de suas presas. Desta forma, durante o processo evolutivo esses animais adquiriram características morfológicas e fisiológicas que favoreceram a melhor absorção dos alimentos provindos dessa dieta. No entanto, o processo de industrialização trouxe consigo rações tradicionais, ou seja, processadas, geralmente, com fórmula fixa e que utilizam grãos, como milho, sorgo e soja, como ingredientes. Desta forma, a praticidade da ração tradicional menosprezou anos de evolução e comportamento animal que tinha uma dieta naturalmente úmida, em sua maioria carnívora e com menor quantidade de carboidratos.
Como solução para esse entrave, surge o conceito de alimentação natural para cães e gatos. Esta é uma dieta formulada e balanceada com alimentos, geralmente consumidos por humanos, que se aproxima da alimentação biologicamente esperada pelo organismo dos animais. Embora a alimentação natural seja mais atrativa para o animal, ela deve ser formulada por um Zootecnista ou um veterinário especialista em nutrição, isto evitará que a dieta fique desbalanceada e que o animal seja intoxicado.
Outro fator a mencionar é que as dietas formuladas a partir da alimentação natural, raramente, possuem conservantes industriais. Além disso, ao formular uma ração natural, o profissional consegue mitigar efeitos de doenças hepáticas, cognitivas, renais, cardíacas e intestinais, e ainda redução e ganho de peso de forma saudável.
Dica:
Não deixe para depois, agende logo a consulta nutricional do seu peludo!
#alimentação natural #consultacomportamental